Em processo final de produção, o livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo” assinado pelos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, vai mostrar um pouco da riqueza cultural, ancestral e espiritual dos povos Tenetehar ou Tentehar (Guajajaras) e Awá Guaja, que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão.
A obra conta com o patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e será lançada até o início do próximo mês de junho. Através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, são destacados três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.
Os Tentehar, mais conhecidos como Guajajara são resistentes, determinados, dinâmicos, espirituais, falantes do tupi. Para eles, os mundos natural e sobrenatural, homem e natureza se confundem.