Começa Circuito São Luís do Lençóis Jazz & Blues Festival

Mestre Zé Barbeiro

Os shows do Circuito São Luís do Lençóis Jazz & Blues Festival começam nesta sexta-feira, 14, na Concha Acústica da Lagoa. Toda programação é gratuita.

 

Tem início os shows do Circuito São Luís desta décima quarta edição do Lençóis Jazz & Blues Festival. A programação será realizada na Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa, nesta sexta-feira e sábado, dias 14 e 15 de outubro, sempre a partir de 20h. O acesso é totalmente gratuito, sugerindo-se a doação de 1kg de alimento não-perecível a ser destinado para entidades beneficentes.

Projeto Tânia Maria

Nesta sexta-feira, 14, o primeiro show da noite é dos chorões Roberta Valente e Alexandre Ribeiro que convidam Cleber Silveira e Zé Barbeiro (SP). Roberta Valente é pandeirista, produtora e pesquisadora de Música Popular Brasileira, referência no samba e no choro de São Paulo. Alexandre Ribeiro é clarinetista, dono de exuberante técnica e primorosa interpretação, notada logo nas primeiras notas. O acordeonista Cleber Silveira é cria da antiga escola musical dos regionais de Choro. E Zé Barbeiro é um Mestre, autodidata, veterano, originário da tradição oral/ musical das rodas de choro. Tem sólida carreira de instrumentista, dedica-se à composição com choros premiados pela crítica em diversos festivais. Eles já levaram este genuíno gênero musical brasileiro por todo o mundo, e agora estão em São Luís, nesta edição especialíssima do Lençóis Jazz & Blues Festival.

Depois haverá a apresentação do Projeto Tânia Maria (SP). Com idealização do baterista e produtor musical do grupo Lael Medina, este trabalho homenageia a importante obra desta grande artista (maranhense) brasileira. Tânia Maria é compositora, pianista e intérprete de primeira grandeza, há mais de 40 anos ela é referência mundial no estilo “World Brazilian Jazz”. No palco do Lençóis Jazz & Blues Festival, Anette Camargo, Libero Dietrich, Lael Medina e Danilo Moura.

Durante a abertura e os intervalos dos shows a atmosfera da noite será aquecida pelo DJ Jorge Choairy, que também é ator, sonoplasta e pesquisador musical desde 1995, que sempre leva para a pista um set poderoso que o consolidou como uma referência e um dos mais requisitados do Estado. Choairy também está no sábado, 15, em mais uma presença sonora para envolvimento do público.

Os shows de sábado, 15, houve uma só alteração, pois, era esperada a presença do músico Gilson Peranzzetta. Por motivo de orientação médica, ele ficou impossibilitado de viajar, mas o seu parceiro Nelson Faria (RJ) fará o show ao lado de Andrezinho (MA).

Paulinho Moska

André Mendes Lima, o Andrezinho é natural do Maranhão, vem de uma família de grandes músicos. Começou a compor aos 13 anos. Desde os 04 anos, toca sanfona. Esteve em Barreirinhas (MA), no palco do Lençóis Festival apresentando pela primeira vez um show próprio, acompanhado de Samuel Jafé na guitarra, Pedro Oreno no contrabaixo, Lucas Pacheco na bateria e Vinícius Lima no pandeiro. E agora eles repetem a dose, em grande encontro com Nelson Faria, violonista, guitarrista, compositor e arranjador mineiro-brasiliense, radicado no Rio de Janeiro, com 18 álbuns lançados e um DVD, participou da gravação de, aproximadamente, 300 discos de músicos nacionais e internacionais e publicou oito livros didáticos, sendo dois editados nos Estados Unidos, Itália e Japão.

O encerramento do Festival será com o show de Paulinho Moska (RJ), “Paulinho Moska: Os Violões Fênix do Museu Nacional”. Presente na Música Popular Brasileira desde 1993, cantor, compositor, ator e instrumentista carioca, autor de incontáveis temas em trilhas de novelas, hits do rádio, Paulinho Moska tem uma relação profunda com a Música e Poesia, sobretudo, é um grande letrista. Para o Lençóis Festival, ele apresenta o show “Paulinho Moska: Os Violões Fênix do Museu Nacional”, ecoando Tudo Novo de Novo, A Seta e o Alvo, Pensando em Você, A Idade do Céu, Lágrimas de Diamantes, Último Dia, Muito Pouco, entre tantos outros sucessos de sua carreira, além de uma música inédita do mestre Pixinguinha que ganhou letra escrita recentemente por Moska: “A Dor Traz o Presente” (Pixinguinha/Moska). Na verdade, este show é um momento de celebração onde Moska toca os violões originados a partir de peças de madeiras que resistiram ao incêndio no Museu Nacional (RJ), em 2019, madeiras que um dia foram árvores, e que agora são instrumentos como uma terceira vida…

 

Lençóis Festival – Responsável por emplacar o Maranhão na rota dos grandes festivais do país, o Lençóis Jazz & Blues Festival chegou a sua décima quarta edição ampliando os espaços para que mais pessoas possam despertar o interesse pela boa música.

Nesta edição, a programação, totalmente gratuita e aberta ao público, foi dividida em dois circuitos Barreirinhas e São Luís, com shows, oficinas e jam sessions.

A iniciativa tem entre os propósitos oportunizar valiosas trocas de experiências também entre os artistas, juntando no mesmo palco talentosas expressões locais e nomes nacionais já projetados na história da música brasileira e instrumental.

E entre os destaques nacionais, o Lençóis Festival recebeu pela primeira vez em Barreirinhas, o grupo MPB 4, formado por Aquiles Reis (voz), Miltinho (voz e violão), Dalmo Medeiros (voz e viola) e Paulo Malaguti Pauleira (voz e teclado).

A realização do Lençóis Jazz & Blues Festival é da Tutuca Viana Produções e FUNARTE, com patrocínio do Governo do Estado, Equatorial Energia através da Lei Estadual de Cultura. Apoio da Prefeitura de Barreirinhas, SEBRAE e Sistema FIEMA. E apoios culturais da Hotel Pousada do Buriti, Fazendinha, Pousada do Murici, Solar das Gaivotas, Pousada da Areia, Pousada Paraíso dos Lençóis, Pousada das Águias, Pousada do Rancho, Pousada do Rio, Pousada Lins, Orla Náutica Pousada e Rio Poty Hotel.

“Esta é uma edição memorável. A programação está caprichada. Temos grandes parceiros e a estrutura foi muito bem pensada para que o público seja bem recebido e tenha ótimas sensações ao assistir shows incríveis”, acentua Tutuca Viana, idealizador e coordenador geral do Festival.

 

Confira a programação:

 

  • DIAS 14 e 15 DE OUTUBRO – CIRCUITO SÃO LUÍS

14/10 – Sexta-feira – Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa
20h15h – Roberta Valente e Alexandre Ribeiro (SP) convidam Cleber Silveira e Zé Barbeiro (SP)
21h30 – Projeto Tânia Maria (SP)

15/10 – Sábado – Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa
20h15 – Andrezinho e Nelson Faria (RJ)
21h30 – Paulinho Moska (RJ)

*Dias 14 e 15, discotecagem com Jorge Choairy (MA)

 

SERVIÇO:

14º LENÇÓIS JAZZ & BLUES FESTIVAL

CIRCUITO SÃO LUÍS – DIAS 14 E 15 DE OUTUBRO DE 2022.

SHOWS A PARTIR DE 20H, NA CONCHA ACÚSTICA REYNALDO FARAY – LAGOA.

MAIS INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA: @LENCOISFESTIVAL.

REALIZAÇÃO: TUTUCA VIANA PRODUÇÕES E FUNARTE.

 

 

 

(Da redação. Fonte: VS Comunicação e Cultura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos