Diante dos riscos impostos pelas mudanças climáticas ao meio ambiente e à sociedade, a Natura assumiu, em 2007, o compromisso de ser uma empresa Carbono Neutro, com a implementação de um programa que mensura, reduz e compensa as emissões geradas não apenas por ela, mas por toda a sua cadeia produtiva – da extração das matérias-primas ao descarte final das embalagens após o uso.
Ao completar 15 anos em outubro passado, o programa chega à marca de mais de 4 milhões de créditos de carbono compensados por meio de 47 projetos – 36 no Brasil e outros sete na América Latina. O programa gera ainda um retorno social de R$32 para cada R$1 investido, de acordo com o Integrated Profit and Loss (IP&L), metodologia de mensuração inovadora que considera os capitais humano, ambiental e social lançado pela marca este ano. Ao longo desse ciclo, celebra os projetos de compensação apoiados que contribuem para conservar mais de 21 mil hectares de florestas e reflorestamento. Esse resultado impacta a vida de 15.588 famílias e gera R$ 2,15 bilhão em valores equivalentes a serviços ambientais, sociais e comunitários. Em um balanço das emissões de carbono e os cobenefícios gerados, chega-se a um resultado líquido positivo de R$1 bilhão. Em click, território Médio Juruá, situado no sudoeste do Amazonas.