BALLROOM – Cultura afro dando baile em São Luís

O Afroball reunirá música, dança, desfile e disputa de títulos de voguing no encerramento da programação do Território Corpo Queer do Centro Cultural Vale Maranhão no próximo sábado (19) em São Luís.

A ideia do evento é uma tradição queer criada nos subúrbios de Nova York, nos anos 80, por travestis negras e latinas que perceberam a necessidade de impor novas realidades em uma sociedade excludente. A cultura ballroom é um espaço onde a pluralidade de corpos e vivências de protagonismo da comunidade LGBTQPIA+, preta e latina se encontram para performar em categorias e competir por prêmios e reconhecimento.

Afroball nasceu com o objetivo de difundir o baile afro e a cultura ballroom em São Luís e em todo o Maranhão. Uma produção iniciada pelos artistas da dança Negroni Blyndex e Davi Blyndex e a dj e produtora cultural Gabriella Leão.

Na Afroball, as categorias são: Vogue Performance, Vogue Beginners, Runway with Best Dressed e Femme Queen Perfect 10’s. Em todas as categorias os participantes devem estar usando branco e/ou preto e metais. Nenhum acessório usado pode cair durante as apresentações. Cada categoria pagará o prêmio de R$ 250,00. O júri será composto por Davi Blyndex, Hera Vyper, Ana Yasuke, Sem Rot, Fuega e Akame Wakanda. Prince Negroni Blyndex e Lollytta Wakanda serão comentadores. As inscrições para quem for caminhar na ball podem ser feitas diretamente pelo link no Instagram @afroball_.

O evento começa a partir das 17h no Centro Cultural Vale Maranhão com um longset da DJ Gabriella Leão. A ball começará pontualmente às 18h30. O evento é gratuito, sujeito a lotação. Após o evento, às 21h, acontece o Aftermatch Afroball na Rua da Palma (Central Bambu), com dj set de João Ricardo, Butantan, Gabriella Leão e Nebrask Diamond, até às 03h.

Serviço: 

 

O quê: Evento Afroball acontece neste sábado (19) no Centro Cultural Vale Maranhão.

Fotos: Vinícius Ferreira

Redes Sociais: @afroball_ no Instagram

 

(Com informações da Assessoria/Walber Sousa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos