Academia Maranhense de Trovas homenageia o 89º aniversários do patrono, Carlos Cunha

No dia em que completaria 89 anos de vida se vivo estivesse, a Academia Maranhense de Trovas (AMT) homenageia seu patrono, o professor, escritor e jornalista, Carlos Cunha com uma vasta programação de exposição, mesa-redonda e lançamento de livro.

Ontem, 18, data de nascimento de Carlos Cunha (1933-1990) ocorreu abertura da exposição “A Páscoa das Gaivotas”, seguida de mesa-redonda. Hoje, 19, a programação segue com o tema “Vida e Obra de Carlos Cunha”, às 19h, na Livraria Amei, no São Luís Shopping, localizado na avenida que tem o nome do homenageado. A organização é da família do escritor, por meio da sua filha também escritora, jornalista e trovadora, Wanda Cunha, com o apoio da Inspirar Comunicação & Inovação e da AMEI (Associação Maranhense dos Escritores Independentes).

A exposição “A Páscoa das Gaivotas” é baseada no livro “A Páscoa das Gaivotas”, de Carlos Cunha, no qual ele apresenta 36 artistas maranhenses das artes plásticas da época, entre pintores, desenhistas, xilógrafos, ceramistas.

A exposição tem quadros com pinturas e desenhos do rosto de Carlos Cunha doadas por artistas como Ana Luiza Ferro, Liana Piorski, Rogério e Izabel Cunha, filha do poeta, falecida ano passado. O quadro foi cedido pela neta, Carol Cunha, filha de Izabel. Constam ainda vitrines dos livros de Carlos Cunha, a hemeroteca e clipping de trabalhos publicados em jornais organizados pelo próprio poeta e escritor, atualmente sob a guarda da filha, a escritora e presidente da AMT, Wanda Cunha.

“Nesta exposição, reunimos trabalhos de artistas contemporâneos e trabalhos realizados pelo próprio homenageado em vida, Carlos Cunha. É uma justa homenagem ao patrono da Academia Maranhense de Trovas que deixou um grande legado e que muito contribuiu para a literatura, a educação e o jornalismo maranhense”, afirma Wanda Cunha, que também é Delegada da União Brasileira de Trovadores (UBT) no Maranhão.

Nesta quinta-feira, 19, será realizada a mesa-redonda “Vida e Obra de Carlos Cunha”, também na Amei, com início às 19h. A temática será apresentada pela presidente e vice-presidente da AMT, respectivamente, as escritoras Wanda Cunha e Dilercy Adler, sob a mediação da jornalista e trovadora Franci Monteles.

Fundada em 07 de dezembro de 1968 por Carlos Cunha, junto com outros trovadores da época, a AMT ficou inativa após a morte prematura de seu fundador, em 1990. Em dezembro do ano passado, a AMT foi reativada e deu posse coletiva a 40 novos membros.

A exposição “A Páscoa das Gaivotas” ficará em cartaz até sexta-feira, 20. Depois será realizada exposição itinerante em locais e datas a serem definidos.

Na abertura foi realizada também uma cerimônia da AMT para a entrega do colar do acadêmico aos membros, contendo uma medalha com o rosto cunhado de Carlos Cunha e o brasão institucional. O lançamento do livro ainda não tem data definida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos