Consul lança campanha exclusiva de lavadoras para o Nordeste, valorizando as tradições culturais e os hábitos regionais

Com o mote “Com você, a gente cuida”, a iniciativa tem como objetivo conectar a marca com os consumidores nordestinos em diálogos de pertencimento, respeito e propósito
A Consul, uma das marcas de eletrodomésticos mais presentes nos lares brasileiros, inicia plano exclusivo de relacionamento com consumidores e  consumidoras nordestinas para sua linha de lavadora de roupa. Tendo como referência os dados GFK (jan/dez 2020) que apontam a categoria de máquina de lavar roupas como a terceira maior no mercado de linha branca, e dados da Kantar (2019), que sinalizam um potencial de 19 milhões de lares a serem alcançados no segmento (4x mercado anual da categoria), sendo metade desse volume nas regiões Norte e Nordeste, a marca realizou estudo independente no fim do ano passado para obter leitura ainda mais aprofundada sobre o público nordestino, buscando entender suas rotinas, motivações e os hábitos culturais. O resultado está na veiculação da campanha “Com você, a gente cuida. Consul.”, que é inspirada 100% nas tradições e identidades regionais, bem como nos rituais do consumidor ao lavar as roupas.

A penetração da categoria de lavadoras automáticas é de 66% (Kantar -2019), sendo que nas regiões Norte e Nordeste do Brasil esse percentual cai ainda mais, registrando apenas 34%. Ou seja, mais da metade da população dessas regiões ainda lavam à mão ou no tanquinho. Por isso, a marca tem um grande público para dialogar nestes mercados, principalmente nas praças de Pernambuco, Bahia, Maranhão e Ceará, oferecendo praticidade para o dia a dia e liberando o tempo das pessoas para outras atividades.

“Durante essa imersão com o consumidor da categoria na região, entendemos que os fatores culturais interferem de maneira significativa nas escolhas e que as tradições nas formas de lavar, passadas por gerações, também possuem uma importância relevante na sua rotina. Por isso, nosso propósito é estar junto dos nossos consumidores e consumidoras, facilitando seu dia a dia, tirando a parte pesada do processo, mas respeitando o espaço para o cuidado com suas peças, com sua família. Fizemos questão de um time de especialistas locais para estruturar e produzir a campanha. Juh Almeida, diretora baiana, fez um lindo trabalho na para o filme [Com você, a gente cuida]”, comenta Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, dona da marca Consul.

Segundo a pesquisa, a rotina de lavar roupa vai além da higienização. É um ato de amor, de cuidado, de afeto. Além disso, existem diversas tradições e truques. Hábitos compartilhados entre gerações. Constata-se, ainda, que os fatores climáticos, econômicos e culturais também geram um impacto sobre a opinião dos consumidores e consumidoras, quanto à preocupação sobre os gastos com energia e água, e outros mitos quanto aos resultados de lavagem da máquina de lavar devido à valorização da artesania, do trabalho humano e até das lavadeiras, que gera uma desconfiança quanto ao avanço tecnológico dessa categoria.

“Entendemos que estas tradições culturais são incríveis e valorizamos os costumes, a maneira afetuosa de conduzir sua família. No entanto, queremos que as pessoas compreendam os benefícios e ganhos que as lavadoras de roupas trazem para sua rotina, que não é preciso liderar a tarefa pesada, porque a máquina está ali para isso, que o eletrodoméstico é um forte aliado no seu dia a dia e também contribuirá na racionalização dos recursos da família”, pontua Magnoli.

Respeitando a importância dos hábitos e dos simbolismos regionais no processo de diálogo com o mercado nordestino, a campanha “Com você, a gente cuida. Consul.” aposta em uma linguagem de identificação cultural com o consumidor e consumidora, reconhecendo seu legado e o que, de fato, é importante. Por isso, apresenta identidade visual alegre, vibrante, divertida e com inspiração no cobogó, elemento arquitetônico característico da região.  Além disso, todo o discurso se baseia na rotina nordestina, do seu modo de agir, da sua pluralidade (apresenta os diferentes sotaques das principais capitais) e, principalmente, no seu cuidado com a roupa.

Assinada pelo grupo B&Partners.co, a campanha, que iniciou veiculação no último domingo (04.07), conta com plano de mídia composto por filme em TV aberta (assinado pela diretora baiana Juh Almeida), spots em rádios, mídia externa (outdoor e pontos de venda) e robustas ações no digital, com veiculação em canais de alto tráfego da região. O planejamento conta ainda com ativações, com os principais parceiros da marca Consul, voltadas à acessibilidade dos produtos e positivação de materiais com a identidade visual da campanha nos canais online.

Ampliando ainda mais os canais de troca com as consumidoras, as ativações da marca englobam também mecânicas de experimentação e conteúdo educacional sobre o uso das lavadoras de roupas com engajadoras digitais do Nordeste. Maíra Azevedo/ Tia Má (Bahia) e Dinah Moraes (Ceará) são duas das quatro parceiras da Consul no diálogo direto com as nordestinas, compartilhando experiências e dicas, desvendando mitos e apresentando as funcionalidades da máquina em vivências reais do seu dia a dia.

“A iniciativas com as formadoras de opinião do Nordeste são de grande importância para que possamos abrir, de fato, canais eficientes de troca, diálogo e interação com nossas consumidoras da região, que ainda têm muitas dúvidas sobre nossa categoria: como a de que a máquina de lavar gasta mais água e energia, que não lava bem, não tira o encardido, e outras. Além disso, acreditamos que as vivências compartilhadas pelas influenciadoras farão com que os consumidores tenham ainda mais informações sobre as lavadoras de roupas e compreendam o quanto são suas aliadas na rotina pesada e podem entregar os resultados de lavagem e cuidado esperados”, conclui Magnoli.

Link da campanha: https://loja.consul.com.br/comvoceagentecuida

SOBRE O INSTITUTO CONSULADO DA MULHER – O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 19 anos de atuação, são mais de 35 mil pessoas beneficiadas e 1138 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história!

Outras informações: www.consuladodamulher.org.br.

SOBRE A CONSUL 

Há mais de 60 anos no mercado brasileiro, a Consul é pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas no segmento de eletrodomésticos. É parte da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

Mais sobre a Consul em: www.consul.com.br.

Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, dona da marca Consul.

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DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

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