“Sou mulher e muita coisa” – Projeto de cineasta maranhense realiza Circuito pelo Nordeste

A cineasta, arquiteta e escritora Milena Carvalho; fundadora da Yabá Filmes, que vai percorrer cidades do Nordeste com o projeto cultural “Sou Mulher e Muita Coisa”, com foco no empoderamento feminino. (Foto: Adriana Vieira)

A maranhense Milena Carvalho é cineasta formada pela Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela (Buenos Aires); arquiteta urbanista e escritora. Ela é autora do livro de autoficção “Quem é essa mulher?”, obra que fala de temas ligados ao universo feminino e que serve de base para seu mais novo projeto intitulado “Sou Mulher e Muita Coisa”.

E as mulheres nordestinas serão as protagonistas dessa iniciativa da Yabá Filmes e de sua fundadora, Milena Carvalho; que conta com o patrocínio das empresas Alcoa (master) e GR e do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto itinerante de rodas de conversas e oficinas de escrita criativa vai percorrer 9 cidades do Nordeste; região onde as taxas de abuso sexual e crimes de feminicídio; desemprego e maternidade na adolescência são das mais altas do país.

Vai ser uma experiência potente e transformadora para as mulheres envolvidas, que carregam consigo a força e a resiliência típicas dos nordestinos; mas que guardam muitas vezes, experiencias traumáticas. O projeto vai usar o livro “Quem é essa mulher” como material pedagógico das oficinas. A obra aborda temas como violência sexual, maternidade na adolescência, padrões comportamentais de uma educação não feminista, superação e amor.

Será uma verdadeira “imersão na alma” da mulher nordestina, até 03 de julho, iniciando pela cidade de Codó (MA), e percorrendo também as cidades de Nazária (PI), Poranga (CE), Poço Redondo (SE), Cachoeira (BA), Santana do Mundaú (AL), Taperoá (PB), Nazaré da Mata (PE) e Macaíba (RN).

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Arquivos