SJR FESTIVAL – Artistas consagrados, talentos nacionais e locais, reunidos em programação gratuita, na cidade balneária, neste final de semana.

Flávio Venturini é uma das atrações

Neste próximo sábado e domingo, dias 17 e 18 de dezembro, acontece a sexta edição São José de Ribamar Jazz e Blues Festival, uma realização da Tutuca Viana Produções, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Governo do Estado e lojas Cantinho Doce. E apoio da Prefeitura de São José de Ribamar.

 

A programação é totalmente gratuita e conta com feira, oficinas, shows e jam sessions que irão ocorrer ali na Concha Acústica, Praça Matriz, da cidade balneária, situada na Grande Ilha, a 32km da capital. Mistura estilos e tendências, num painel com artistas consagrados, talentos nacionais e locais, que contribui fundamentalmente para a formação de plateia e difusão dessa Cultura influenciando novas gerações. 

 

No sábado, 17, os shows começam às 20h com Victor Bertrami & Trio (RJ), seguido do duo Salomão Soares & Vanessa Moreno (SP), e de Camila Boueri & Quarteto (MA). E no domingo, 18, a programação terá início um pouco mais cedo, às 19h, tendo ao palco Carol Panesi & Trio (RJ), Dicy (MA) e Flávio Venturini (MG).

 

Durante as duas noites do SJR Festival ocorrerá jam sessions, às 23h, com o Forró Jazz, liderado pelo instrumentista maranhense Andrezinho.

 

O São José de Ribamar Jazz & Blues Festival também vai receber a Feirinha Itinerante Delas, que destaca o empreendedorismo feminino. A exposição será ali mesmo na Praça Matriz e conta com oferta de diversos produtos como artesanato, gastronomia, moda adulto e infantil, semijoias e plantas.

 

A sexta edição do São José de Ribamar Jazz & Blues Festival apresenta uma ampla programação gratuita, e acessível para todos os públicos, possibilitando o acesso à música de qualidade. Além de incentivar o turismo e a economia local, movimentando a cadeia produtiva de toda a região.

ATRAÇÕES – A abertura do festival, no sábado, 17, ficará por conta do Victor Bertrami & Trio com repertório marcado pelo samba jazz, fusion, MPB e jazz sob a herança musical de um dos principais compositores do lendário grupo Azymuth, o tecladista José Roberto Bertrami, pai de Victor, falecido há dez anos. Os instrumentistas Dudu Viana (teclados) e Rogério dy Castro (contrabaixo) formam o Trio.

Duo Salomão Soares e Vanessa Moreno

A noite segue com o mais expressivo dueto de jazz brasileiro da atualidade, Salomão Soares e Vanessa Moreno, que está de volta ao Maranhão. O repertório traz o frescor do segundo disco deles, ‘Yatra-Tá’, alicerçado nas raízes brasileiras tendo a liberdade criativa como elemento fundamental na construção dos arranjos e na execução que revelam toda a afinidade musical apurada entre Salomão e Vanessa.

Depois, o show intitulado Blues’n roll 2 de Camila Boueri apresenta só clássicos do blues-rock e rock and roll como Led Zeppelin, ZZ Top e Aretha Franklin, acompanhada da guitarra de Ruan Cruz, contrabaixo de Rafa Bass e Marcelo Baldez na bateria. As cantoras Tássia Campos e Milla Camões farão participações especiais.

Já na segunda noite do SJR Festival, o show Natureza é Casa, com a multi-instrumentista carioca Carol Panesi, acompanhada de Fábio Leal (guitarra) e Cléber Almeida (bateria), deverá encantar todos os presentes. Ao violino e piano, Carol proporciona um show com muitas nuances e cores, entrelaçando performance, poesia, improvisos e temas que trazem a sonoridade da floresta, assim como uma temática decolonial.

Depois será a vez do Tambor e Jazz…Ciclos terra, mato, galho e flor… Dicy traz em seu novo show “Oferenda” todo o encantamento de sua musicalidade afro- indígena brasileira, tecendo de forma híbrida a sonoridade presente na  cultura popular maranhense. 

E no encerramento do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival teremos um dos nomes fundamentais do movimento mineiro Clube da Esquina na Música Brasileira, Flávio Venturini. E com Paisagens Sonoras, ele virá ao Maranhão participar do SJR Jazz & Blues Festival, tendo na bagagem seu talento excepcional apresentando grandes sucessos de sua carreira, além de músicas inéditas que foram gravadas neste novo álbum que dá título ao show. Imperdível!!

 

Carol Panesi

OFICINAS – No circuito de oficinas, a primeira será realizada no Liceu Ribamarense I, dia 15, às 9h da manhã, ofertada aos alunos do 9º ano do ensino médio, onde o músico, professor, pesquisador, licenciado em música e Mestre em artes Rogério Leitão vai discorrer sobre a rítmica maranhense na oficina “Bumba-Boi do Maranhão, uma abordagem etnomusicológica”. 

E aos alunos másters, nesta edição, a pedido da comunidade musical, o SJR Festival traz o pianista Salomão Soares. Paraibano, radicado em São Paulo, Salomão Soares é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018, em Belo Horizonte (MG). Participou de diversos festivais e turnês pelo mundo, como recentemente na Espanha e Portugal, ao lado da cantora e compositora Vanessa Moreno, no Uruguai e pelo Brasil todo, como no SESC Jazz, um dos mais renomados festivais de jazz da América Latina, com seu trio e também como convidado especial de Hermeto Pascoal. Salomão Soares vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de instrumentistas brasileiros. O pianista vai ministrar a oficina “Piano Brasileiro”, que será realizada na Escola de Música do Estado do Maranhão – EMEM, no dia 17 de dezembro. As inscrições podem podem ser feitas via link (https://forms.gle/2YaG1NBUDRazBs199) do formulário publicado na página do SJR Festival no Instagram (@sjrjazzebluesfestival).

 

EXPRESSO DO JAZZ – Nesta edição, o público contará ainda com o serviço “Expresso do Jazz”, embarque de forma segura e econômica para desfrutar com liberdade todas as emoções do SJR Jazz & Blues Festival em São José de Ribamar (MA), na Grande Ilha. Basta escolher seu itinerário, ida e volta. A reserva e mais informações podem ser feitas através do WhatsApp 98 99236 4545.

 

SERVIÇO:

SJR JAZZ E BLUES FESTIVAL 2022. @sjrjazzebluesfestival

DIAS 17 E 18 DE DEZEMBRO DE 2022 EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR NA CONCHA ACÚSTICA DA PRAÇA DA MATRIZ.

ABERTO AO PÚBLICO.

.

.

DIA 17/12 – SÁBADO

20h00 – VICTOR BERTRAMI E TRIO (RJ) @victorbertrami

21h30 – DUO SALOMÃO SOARES & VANESSA MORENO (SP) @vanessamorenooficial @salomaosoares13

23h – CAMILA BOUERI & QUARTETO (MA) @milaboueri

00h30 JAM SESSION – FORRÓ JAZZ @andrezinhooficial__

 

DIA 18/ 12 – DOMINGO

19h00 – CAROL PANESI & TRIO (RJ) @carolpanesi

20h30 – DICY (MA) @dicy_dicy

21h30h-FLAVIO VENTURINI (MG)

@flavioventurinioficial

23h00 -JAM SESSION – FORRÓ JAZZ @andrezinhooficial__

.

REALIZAÇÃO: TUTUCA VIANA PRODUÇÕES.

PATROCÍNIO: GOVERNO DO ESTADO E LOJAS CANTINHO DOCE, ATRAVÉS DA LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA, COM PATROCÍNIO DO GOVERNO DO ESTADO E LOJAS CANTINHO DOCE. 

APOIO: PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.

 

……………………………………………………

(Com informações da Assessoria: VS Comunicação e Cultura)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos