Neste final de semana será realizado ritual de Matança do Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, com programação dias 15, 16 e 17 de outubro no Viva Boi de Axixá – Riachão, na cidade de Axixá, localizada na paradisíaca região do Munim, a 94km da capital maranhense.
Na sexta-feira, 15, haverá shows de Allan Costa, banda Mesa de Bar e DJ Sormane na programação, que se estende no sábado e domingo, recebendo ainda o Boi de Morros e o Boi da Lua.
O Boi de Axixá é uma das manifestações de maior tradição no Estado. Obedece todo o calendário místico-religioso; honra a riqueza histórico-cultural da brincadeira, que vem a contribuir para que o bem brasileiro fosse consagrado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Presidido pela folclorista, empresária e gestora pública Leila Naiva, filha do fundador e presidente de honra do boi, Francisco Naiva, o Boi de Axixá completa 62 anos, este ano. O grupo é formado por cerca de 120 brincantes entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.
Todo o protocolo de saúde será obedecido.
HISTÓRIA DO BOI DE AXIXÁ
O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.