Registro do encontro das Mulheres na Roda de Samba

As Brasileirinhas

Neste feriado, 15 de novembro, acontece a gravação das “Mulheres na Roda de Samba –  São Luís” com incentivo da Lei Aldir Blanc, através do edital de fomento a projetos culturais da Secretaria de Cultura do Maranhão, 2021.

Mulheres, cantoras e instrumentistas farão uma grande Roda nesta segunda-feira, 15 de novembro, a partir de 14h, no Novo Butikin – Centro Histórico. O evento é restrito ao público em geral, mas será transmitido no Canal Oficial do YouTube, em data a ser divulgada pela produção, de acordo com as recomendações do edital de Fomento à Cultura, SECMA, 2021, Lei Aldir Blanc, no qual a iniciativa foi congratulada. Esse incentivo do poder público garantiu os recursos necessários para execução e estrutura deste registro, movimentando a cadeia produtiva local nesse momento de retomada da crise econômica em virtude da pandemia do Covid-19.

Na ocasião, o genuíno gênero musical brasileiro, o Samba, no Maranhão, será saudado tendo a força e a representatividade feminina nesta iniciativa, pioneira, que vem inspirando também outros encontros. As “Mulheres na Roda de Samba –  São Luís” têm coordenação de Rose Carrenho e Helô Santana, ambas são cantoras, compositoras e percussionistas, e integram o grupo As Brasileirinhas. E também Chris Santana, que assume ainda a direção musical.

Eline Cunha e Chris Santana

Anastácia Lia (cantora e compositora), Andréa Frazão (cantora e compositora), Alessandra Santos (cantora e compositora), Alessandra Loba (cantora e compositora), Rose Maranhão (cantora), Gisele Padilha (cantora e compositora), Luciana Pinheiro (cantora e compositora), Paulinha Trindade (percussionista e baterista), Lia lobato (instrumentista), Mary Bass (instrumentista), Eline Cunha (instrumentista), Noely Moura (percussionista), Jéssica Martins (percussionista), Loren Correa (instrumentista e compositora), Hianne Pimenta (percussionista), Adriana Soraya (instrumentista), Amora (instrumentista) são as estrelas desse espetáculo. Todas as artistas têm carreiras artísticas independentes e de grande projeção no cenário local. O repertório será todo marcado por músicas autorais e também clássicos do cancioneiro popular maranhense, composições de Patativa, Cristovão Alô Brasil, Zé Pivó, Josias Sobrinho, Cesar Teixeira e Chico Maranhão terão destaque.

Alessandra Loba

A produção é de Dalila Sousa e Giselly Fernandes, e fotografia de Magali Melo.

O formato será semelhante ao Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba, onde a capital maranhense é representada por este mesmo grupo, oficialmente, e que terá edição ainda este ano homenageando a diva Alcione.

 

SERVIÇO:        

GRAVAÇÃO DAS “MULHERES NA RODA DE SAMBA –  SÃO LUÍS”

INCENTIVO DA LEI ALDIR BLANC, ATRAVÉS DO EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS CULTURAIS, SECMA, 2021.

NESTA SEGUNDA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO, A PARTIR DE 14H.

NOVO BUTIKIN – CENTRO HISTÓRICO.

RESTRITO AO PÚBLICO, EM BREVE, NO YOUTUBE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos