Neste feriado, 15 de novembro, acontece a gravação das “Mulheres na Roda de Samba – São Luís” com incentivo da Lei Aldir Blanc, através do edital de fomento a projetos culturais da Secretaria de Cultura do Maranhão, 2021.
Mulheres, cantoras e instrumentistas farão uma grande Roda nesta segunda-feira, 15 de novembro, a partir de 14h, no Novo Butikin – Centro Histórico. O evento é restrito ao público em geral, mas será transmitido no Canal Oficial do YouTube, em data a ser divulgada pela produção, de acordo com as recomendações do edital de Fomento à Cultura, SECMA, 2021, Lei Aldir Blanc, no qual a iniciativa foi congratulada. Esse incentivo do poder público garantiu os recursos necessários para execução e estrutura deste registro, movimentando a cadeia produtiva local nesse momento de retomada da crise econômica em virtude da pandemia do Covid-19.
Na ocasião, o genuíno gênero musical brasileiro, o Samba, no Maranhão, será saudado tendo a força e a representatividade feminina nesta iniciativa, pioneira, que vem inspirando também outros encontros. As “Mulheres na Roda de Samba – São Luís” têm coordenação de Rose Carrenho e Helô Santana, ambas são cantoras, compositoras e percussionistas, e integram o grupo As Brasileirinhas. E também Chris Santana, que assume ainda a direção musical.
Anastácia Lia (cantora e compositora), Andréa Frazão (cantora e compositora), Alessandra Santos (cantora e compositora), Alessandra Loba (cantora e compositora), Rose Maranhão (cantora), Gisele Padilha (cantora e compositora), Luciana Pinheiro (cantora e compositora), Paulinha Trindade (percussionista e baterista), Lia lobato (instrumentista), Mary Bass (instrumentista), Eline Cunha (instrumentista), Noely Moura (percussionista), Jéssica Martins (percussionista), Loren Correa (instrumentista e compositora), Hianne Pimenta (percussionista), Adriana Soraya (instrumentista), Amora (instrumentista) são as estrelas desse espetáculo. Todas as artistas têm carreiras artísticas independentes e de grande projeção no cenário local. O repertório será todo marcado por músicas autorais e também clássicos do cancioneiro popular maranhense, composições de Patativa, Cristovão Alô Brasil, Zé Pivó, Josias Sobrinho, Cesar Teixeira e Chico Maranhão terão destaque.
A produção é de Dalila Sousa e Giselly Fernandes, e fotografia de Magali Melo.
O formato será semelhante ao Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba, onde a capital maranhense é representada por este mesmo grupo, oficialmente, e que terá edição ainda este ano homenageando a diva Alcione.
SERVIÇO:
GRAVAÇÃO DAS “MULHERES NA RODA DE SAMBA – SÃO LUÍS”
INCENTIVO DA LEI ALDIR BLANC, ATRAVÉS DO EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS CULTURAIS, SECMA, 2021.
NESTA SEGUNDA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO, A PARTIR DE 14H.
NOVO BUTIKIN – CENTRO HISTÓRICO.
RESTRITO AO PÚBLICO, EM BREVE, NO YOUTUBE.