Origens do Mundo – Novo programa de exposições foi lançado no CCVM

Serão expostas produções da cultura material de povos originários, começando pelos indígenas Waurá, do Alto Xingú

O Centro Cultural Vale Maranhão abriu ao público seu novo programa de exposições: Origens do Mundo. A proposta é apresentar, a cada edição, aspectos da cultura dos povos e comunidades originárias brasileiras por meio de suas criações materiais, partindo da compreensão de que a cultura, em seu aspecto amplo da significação de humanidade, é gerada a partir das relações estabelecidas entre os sujeitos, seu território e o balanço entre cotidiano e o que foge dele.

Para inaugurar o programa, foi escolhido o povo Waurá, do grupo dos Mairupe Centrais, habitantes do Parque Indígena do Xingu, no sul da Amazônia Brasileira. Segundo a Secretaria de Saúde Indígena, em 2020, a população Waurá era de 670 pessoas, das quais, 270 habitantes ocupam as proximidades da lagoa que dá nome à aldeia: Piyulaga, ou Lugar de Pesca.

A exposição contará com 10 fotografias da aldeia feitas por Piratá Waurá e duas máscaras Atuyuwa dos Apapaatai, seres-espíritos que povoam o território e a cosmogonia xamânica Waurá, instaurando o caos ao mesmo tempo que promovem a
cura.

Origens do Mundo: Waurá ficará em cartaz até 27 de julho, na recepção do CCVM. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Saiba mais: Site do CCVM http://www.ccv-ma.org.br

Informações: comunicacao@ccv-ma.org.br

Sobre o CCVM

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural
Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir com a
democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e
expressões artísticas da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos