Maranhão em Movimento: Cultura, Ritmos e Poesia na Virada Cultural do CCBNB 2024 em Fortaleza (CE)

Caravana Maranhense une tradição, resistência e modernidade em espetáculo vibrante no Ceará

A arte maranhense parte em uma jornada especial rumo ao Ceará, com a Caravana de Artistas Maranhenses levando a força de sua música, poesia e ancestralidade para a Virada Cultural do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza.

O evento acontece no dia 13 de dezembro, das 20h às 22h, e promete encantar o público cearense com um espetáculo que conecta tradição e modernidade, oferecendo uma vibrante amostra da riqueza cultural do Maranhão. Antes de chegar ao Ceará, a caravana realiza um show “esquenta” no Restaurante Bambaê, em Barreirinhas, no dia 11 de dezembro, às 19h30, proporcionando um momento de celebração local às margens dos Lençóis Maranhenses.

Entre os destaques da caravana estão nomes consagrados como Josias Sobrinho, Chico Nô, Wilson Zara e Klícia, além de talentos da nova geração como Ruaní, Nicole Terrestre e Luma Pietra, que juntos formam um elenco diverso e potente. O espetáculo também conta com a condução de uma banda excepcional, liderada por João Simas (guitarra e direção musical), Samir Aranha (baixo) e Isaías Alves (bateria), que unem técnica e emoção para traduzir a essência do Maranhão em música.

Mais do que uma apresentação artística, a Caravana Maranhense representa a força criativa do estado, reafirmando o poder transformador da cultura e ampliando o alcance de suas vozes. Como parte da Virada Cultural, que reúne mais de 100 atrações entre os dias 5 e 15 de dezembro, a caravana se destaca como um símbolo de resistência, inovação e conexão entre os estados do Nordeste, celebrando a diversidade cultural que une o Brasil.

Samir Aranha
Samir Aranha

 

Zara

 

Chico Nô

 

Ruaní

 

Luma Pietra

 

Klícia

 

Josias Sobrinho

 

Isaías Alves

 

Elizeu Cardoso

One Response

  1. Parabéns à caravana maranhense, cujos artistas irão divulgar nossa cultura não só para outro estado do nordeste, mas também atingir um público vastíssimo dado ao contingente de turistas que frequentam Fortaleza e sobretudo o município de Barreirinhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos