Grupo Crescimento realiza ações literárias para celebrar o mês do livro

Abril é considerado o mês do livro. Dia Internacional do Livro Infantil (02), Dia Nacional do Livro Infantil (18) e Dia Mundial do Livro (23), com tantas datas alusivas à leitura, a Escola Crescimento e a Maple Bear São Luís realizaram, durante todo o mês, ações que envolveram o universo literário, tendo como objetivo principal oportunizar a participação ativa dos alunos para celebrar a literatura. Foram realizadas atividades buscando o engajamento da comunidade escolar para fortalecer a identidade leitora dos estudantes e a visibilidade das ações literárias para o público em geral.

Na Escola Crescimento, algumas ações foram desenvolvidas por meio de visitas das turmas à Sala de Leitura onde os alunos participaram de atividades e vivências com objetivo de valorização do livro. Nesse sentido, a bibliotecária da Escola Crescimento, Geysa Carvalho, destaca que a leitura abre possibilidades para descobertas de um mundo novo e para adquirir pensamentos críticos sobre assuntos diversos e desenvolver novas habilidades.

“O nosso propósito é propiciar o acesso a diversas leituras. Dessa forma, através das atividades realizadas, aguçamos a criatividade, trabalhando o cognitivo e o vocabulário por meio da leitura”, explicou Geysa.

Já as atividades da Maple Bear São Luís foram realizadas em torno do Projeto Calendário Literário, que consiste na execução de um calendário de eventos literários ao longo de 12 meses. Em cada mês será trabalhado um tema que tenha relação com a leitura. Para o mês de abril, foram realizadas diversas atividades para praticar a leitura, escrita criativa e interpretações.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Thaís Sampaio, frisa que as celebrações literárias promovidas pelo projeto da Maple Bear possibilitam o engajamento dos alunos e o desenvolvimento do aprendizado.

“Entendemos que a leitura está presente, diariamente, em nossa escola, sejam elas individuais, coletivas ou guiadas. Desta forma, as ações do Projeto Calendário Literário possibilitam um ambiente lúdico e criativo para que nossos alunos vivenciem oportunidades que só os livros podem proporcionar”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos