Exposição Material Imaterial no casarão Azul

No próximo dia 05 de setembro, às 19h, acontece a abertura da exposição Material Imaterial com trabalhos dos alunos da extensão em Processos Fotográficos Alternativos ofertada pelo Departamento de artes visuais (UFMA) sob a coordenação do Prof. Dr. Pablo Sérvio.

Na extensão alunos licenciados e licenciandas em artes visuais aprendem técnicas como a cianotipia, o marrom van dyke e outras. Estudam diferentes suportes em papel e tecido. Investigam as possibilidades artísticas de provocar reações químicas que alteram as cores dos pigmentos, as chamadas viragens.

A partir do domínio de conhecimentos e habilidades, os participantes foram provocados, em época de revoluções digitais em que a maioria de nós experimenta a fotografia sobremaneira por meio de telas de celular e computador, a pensar a materialidade da imagem que surge de pigmentos gestados em reações fotoquímicas sobre suportes como papel e tecido e como estes meios com suas texturas e cores dão uma nova vida às imagens.

Em paralelo a essa reflexão sobre a materialidade destas imagens que estavam produzindo em laboratório, as temáticas que foram provocados a trabalhar giravam em torno de conceitos abstratos, imateriais como memória, sentimentos, esperanças.

Foram instigados a construir e reproduzir imagens que evocassem reflexões sobre memórias que os fortalecem e esperanças que os movimentam. Foram convidados a criar fotogramas em que representassem sua relação com quatro sentimentos primordiais (medo, raiva, tristeza, alegria). Por fim, também criaram homenagens às pessoas que consideram como pilares.

Assim puderam também em épocas tão cheias de conflitos e angústias sociais, se ver consigo mesmos e em grupo identificando razões para seguirmos fortes e com autoconhecimento.

Local: Casarão Azul – R. Humberto de Campos, 174 – Centro, São Luís – MA, 65065-545

DataAbertura – 05 de setembro, às 19h

Visitações – 06 a 16 de setembro – de segunda a sexta das 14h  até 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos