Mais que uma data comemorativa, o Dia da Mulher é um manifesto de lutas e conquistas sociais, que deve ser reafirmado a partir de discussões em sociedade, principalmente entre as crianças e os jovens. Pensando nisso, a Escola Crescimento e a Maple Bear São Luís promoveram, durante todo o mês de março, ações pedagógicas que reafirmarem a importância do papel da mulher na sociedade e de incentivo para debates sobre as questões de direitos das mulheres, equidade de gênero e empoderamento feminino.
Ao longo do mês, foram realizadas atividades com os estudantes com temas relacionados à mulher no mercado de trabalho, violência doméstica, rodas de conversas e debates sobre grandes personalidades regionais, nacionais e mundiais que pudessem inspirar alunos e alunas a construírem um mundo melhor e mais humanos para as mulheres.
As atividades foram realizadas a partir de processos da conscientização das temáticas com as discussões e debates até as produções artísticas, de murais vivos, contações de histórias, encenações, entre outras, com o objetivo de motivar os alunos a olharem para a história das mulheres com valor e respeito. Além disso, foi um momento para trazer as representatividades femininas, como na atividade dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais que trabalharam com a linha do tempo da mulher no mercado de trabalho, trazendo as primeiras profissões que as mulheres puderam exercer, a evolução do mercado e os grandes nomes na história.
O professor de Educação Socioemocional, Maycon Santos, explicou que a partir do entendimento de que o Dia Internacional da Mulher representa a conquista das mulheres, a luta pela igualdade nos direitos, foi possível chamar atenção para a atuação da mulher no mercado de trabalho. “As ideias foram surgindo a cada encontro, por meio das discussões e interações em sala de aula, dando vida à linha do tempo”, afirmou.
A Maple Bear São Luís, na oportunidade, realizou uma roda de conversa entre os alunos da 3ª série do Ensino Médio e a gerente do Setor de Tecnologia da empresa Vale, Emanuela Ramos, primeira mulher responsável por projetos de soluções de problemas dentro da empresa no Brasil. Durante o bate-papo, a gerente conversou sobre sua vivência como mulher na área de tecnologia e sobre sua trajetória no mercado de trabalho. Também foram discutidas as contribuições que a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) trouxe para a Escola em ambientes virtuais, permitindo uma ampla participação dos alunos durante o período pandêmico, com participação ativa da coordenadora de tecnologia educacional, Melissa Acácio.
(Informações da Assessoria)