Algo interessante a se observar na gestão atual do Governo do Estado. Além da diplomacia, existe uma notória participação feminina na política, desde a presença efetiva da primeira-dama Larissa Brandão à maior ocupação de cargos no alto escalão.
Mulheres atuantes foram nomeadas para estarem à frente de Secretarias de Estado importantes como a da Ciência Tecnologia e Inovação; da Educação; do Turismo; da Mulher; Direitos Humanos e Participação Popular; da Juventude; do Trabalho e Economia Solidária; da Articulação de Políticas Públicas; das Cidades e Desenvolvimento Urbano; dos Direitos Humanos e Participação Popular; de Relações Institucionais; além de lideranças como Chefia do Gabinete do Governador, presidentes do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão, do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, da Escola de Governo, Chefe do Cerimonial e da Direção da Rádio Timbira entre outras expressões.
Isso significa uma grande conquista na luta das mulheres por equidade e respeito em nosso Estado. Existe, portanto, um exemplo de legítima representatividade e valorização das competências diante do equilíbrio de gênero.
Ainda temos na conjuntura atual, a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão.
Certamente, bons resultados virão.
(Da redação, por Vanessa Serra)