“Divas” – Nova exposição do artista plástico maranhense Aírton Marinho será aberta no Convento das Mercês.

(Foto: Reprodução)

Alcione, Elza Soares, Gal Costa, Carmen Miranda, Rita Lee, Sônia Braga, entre outras mulheres que são grandes expressões na Arte brasileira, serão reverenciadas na exposição “Divas” do artista plástico maranhense Aírton Marinho.

A iniciativa é parte da celebração ao Dia Internacional da Mulher, e terá abertura nesta quarta-feira (13), marcando também a inauguração da Galeria de Arte Dila, novo espaço de fomento à arte e cultura no Convento das Mercês – Desterro.

“Divas” é uma coleção de xilogravuras pensada para representar a força e a beleza feminina que eternizaram sentimentos e emoções por meio de seus trabalhos artísticos. Cada obra da coleção de Marinho assume o propósito de homenagear a figura feminina, relacionando vidas e a pluralidade das experiências. A mostra destaca também a importância da representatividade, reconhecendo e valorizando as contribuições de mulheres por meio das diferentes formas de expressão artística.

A abertura da exposição está marcada para às 19h e contará com o show de “As Brasileirinhas”, com entrada gratuita.

Os dias e horários de visitação para a exposição serão de segunda a sexta, das 8h às 17h30; aos sábados, de 9h às 17h e aos domingos, de 9h às 13h. Trata-se de uma promoção do Governo do Maranhão por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira.

Airton Marinho – O artista nasceu em Vitória do Mearim, e mora em São Luís do Maranhão. Admirador do universo dos cordéis desde a infância, Airton imprime em suas peças o bumba meu boi, as danças, as brincadeiras e as festas populares do Maranhão em uma profusão belíssima de cores. Bandeirolas de cores vivas e símbolos juninos estão sempre presentes nas obras do artista. Entre os bailados, as saias das coureiras, miçangas e paetês que inspiram suas obras. Começou a trabalhar com xilogravura em 1979 com sua primeira coleção, As brincadeiras Infantis.

Airton Marinho possui um ateliê no Centro Histórico, onde também comercializa sua arte estampada em camisas, canecas e azulejos. A criatividade de Marinho já foi mostrada em dez estados brasileiros por meio de exposições. Em 2022, foi destaque no programa Encontro da TV Globo, na mesma edição em que a Cultura Popular Maranhão foi representada por Carla Coreira, do Tambor de Crioula.

Siga: https://www.instagram.com/atelieairtonmarinho/

SERVIÇO

O quê: FMRB promove a exposição “Divas”, do artista plástico Airton Marinho.
Quando: Nesta quarta-feira (13), às 19h.
Onde: Convento das Mercês – Rua da Palma, 502, Desterro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos