Arte em Cores divulga seleção dos artistas que irão participar da criação de murais coletivos no Maranhão e no Pará

A artista é a Kailany, de São Pedro d’água Branca. (Foto: André Amparo)

Alto Alegre do Pindaré irá receber cinco artistas maranhenses que irão realizar uma obra em um muro da cidade entre os dias 20 e 23 de julho

O Arte em Cores, iniciativa que se dedica à valorização da arte urbana, vai levar a Alto Alegre do Pindaré a ação de encerramento da segunda edição do projeto. Após a avaliação das 49 obras produzidas em 11 municípios do Pará e do Maranhão e do Pará e realizadas pelos selecionados na primeira etapa do projeto, os 10 artistas que mais se destacaram, sendo cinco maranhenses e cinco paraenses, foram selecionados para participar da criação de dois murais coletivos durante eventos de encerramento do projeto.

No Maranhão, o evento acontecerá nos dias 20 e 23 de julho. Além da criação do mural, haverá oficinas gratuitas de pintura. O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

A seleção foi realizada por um júri especializado, formado por Gilberto Scarpa, coordenador do projeto, André Amparo e Fhero, ambos instrutores do Arte em Cores. Eles destacam a qualidade das obras, com traços e estilos diversificados, dando enfoque à autoralidade e personalidade das criações.

Do Maranhão, foram selecionados: Kailany, de São Pedro da Água Branca; João Costa e Vitória Cavalcante, de Alto Alegre do Pindaré; Lea, de Açailândia, e MS Graffit, de Pindaré‐Mirim. E do Pará: Bino Sousa, Carla Bianca e Bosco, de Marabá; e Franart e Oiram, de Parauapebas.

As obras individuais dos 49 artistas participantes da 2ª edição do Arte em Cores trouxeram mais cor e beleza para alguns ambientes urbanos de 11 cidades do Pará e do Maranhão que foram contempladas pelo projeto. Inspirados em técnicas como grafite e estêncil, os artistas transformaram muros de escolas, clubes e de áreas próximas a praças, dentre outros espaços públicos, em telas de arte urbana. Em breve, todas as obras serão divulgadas na Galeria Virtual do Arte em Cores, no site www.arteemcores.art.br .

Projeto ajuda a transformar a paisagem das cidades

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Vivas Cultura e Esporte e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, o projeto Arte em Cores tem o objetivo de dar visibilidade a artistas das cidades onde atua. Nesta edição do projeto, foram destinados mais de R$ 120 mil, distribuídos entre prêmios e ajuda de custo para a realização das obras e participação no Arte em Cores.

Serviço:
Resultado da 2ª seleção do Arte em Cores: https://bit.ly/ResultadoAEM
Locais das obras realizadas pelo projeto: https://bit.ly/LocaisObras

Evento de realização do mural coletivo no Maranhão:
Alto Alegre do Pindaré – 20 a 23 de julho
Praça Osano Queiroz (esquina com Rua J. P. de Almeida e Avenida João XXIII) Centro

 

 

 

 

Reprodução Release/Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DIÁRIO DE BORDO NO JP

Vanessa Serra é jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Atua como colunista cultural, assessora de comunicação, produtora e DJ. Participa da cena cultural do Estado desde meados dos anos 90.

Publica o Diário de Bordo, todas as quintas-feiras, na página 03, JP Turismo – Jornal Pequeno.

É criadora do “Vinil & Poesia” que envolve a realização de feira, saraus e produção fonográfica, tendo lançado a coletânea maranhense em LP Vinil e Poesia – Volume 01, disponível nas plataformas digitais. Projeto original e inovador, vencedor do Prêmio Papete 2020.

Durante a pandemia, criou também o “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. O programa em set 100% vinil, apresentado ao ar livre, acontece nas manhãs de domingo, com transmissões ao vivo pelas redes sociais e Rádio Timbira.

PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Arquivos