A pesquisadora e brincante de Cultura Popular, Talyene Melônio, teve qualificação certificada como aluna do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio.
Ela tem como orientadora, a professora doutora Juliana Manhães, tendo na banca de avaliação os professores doutores André Gardel (UNIRIO) e Ana Socorro (UFMA). O título da pesquisa é “Memórias e Contemporaneidades: trajetória da personagem da índia no Bumba meu Boi da Floresta”.
“O eixo principal da pesquisa é o relato, a construção da trajetória da índia no Boi da Floresta a partir da minha experiência e paralelo a isso, das mulheres que me atravessaram. As mulheres que foram minhas inspirações, minhas mestras, que passaram por esse personagem e como isso se transformou ao longo dos anos. Vou tentar demonstrar uma linha do tempo desde a década de 70 até os dias atuais, tentando visualizar a evolução, as mudanças, as construções que foram feitas ao longo desses 50 anos. E vou pincelar a respeito da gestão do grupo, gerenciado pelas mulheres e como as mulheres se efetivaram como brincantes dentro da manifestação”, observa Talyene Melônio.
A saber, Talyene Melônio é filha de Nadir Olga e do saudoso Mestre Apolônio Melônio, do Boi da Floresta, sotaque da baixada. Toda a comunidade vibra com esta conquista!
2 Responses
Mestre Apolônio Melônio (in memoriam) e Nádia, vocês merecem muito.
Parabéns